sábado, 22 de maio de 2010

Caros leitores,

No dia 22 de Maio de 2010, neste mesmo local deste blogue, haviamos publicado uma mensagem que intitulamos  "O produto final tão esperado...". Seria suposto nesse momento postarmos uma reflexão sobre a finalização de um projecto que ao longo do ano lectivo realizamos e reflectirmos sobre o mesmo. Lamentavelmente, e em função do nosso estado de espirito do momento, movido por acontecimentos ligados à execução do projecto, publicamos algo que hoje, e de cabeça mais fria, consideramos que nunca deveria ter sido publicado neste sitio. Assumindo a nossa responsabilidade  estamos hoje contudo aqui a publicar o nosso pedido de desculpas a todos os que possam sentir-se atingirdos pela publicação anterior e agora assim, a fazermos uma reflexão sobre a etapa final do nosso trabalho. 
No dia 21 de Maio de 2010 pelas 21horas e 30 minutos, deu-se inicio no Auditório da Escola Secundária do Castelo da Maia,  à apresentação final do projecto "Stress, desporto e quotidiano". Contámos com a particpação do Prof. Doutor Francisco Machado, psicólogo e doutorado em Psicologia da Escolar e da Educação, e o professor e treinador das camadas jovens de fubebol competitivo, dr. Eusébio Pedro. A sessão iniciou-se com a apresentação dos resultados obtidos no trabalho que o nosso realizou e que procuraram caracterizar os factores de stress em 3 comunidades: a comunidade escolar, com a apresentação de resultados de um grupo de professores e de alunos da E.S.C.M., e de uma comunidade desportiva, com a apresentaão de resultados obtidos por um grupo de jogadores de futebol das camadas jovens. Assim, os elementos do nosso grupo procederam à apresentação do trabalho realizado, ao que se seguiu o comentário dos dois convidados sobre o estudo efectuado, contextualizando os resultados encontrados na realidade portuguesa.
A participação dos nossos convidados foi muito gratificante, na medida em nos mostrou que seguimos a direcção correcta ao termos decidido estudar as questões do stress, que cada vez mais está presente na vida de todos nós. Foi ainda importante proquanto nos permitiu compreender que as dificuldades que nós fomos sentindo ao longo da elaboração e desenvolvimento deste projecto de investigação, são próprias de qualquer processo do mesmo tipo.
Foi aberta a discussão ao público que particpou activamente.
Não queremos deixar passar este momento, sem expressarmos mais uma vez, o nosso agradecimento aos convidados que abrilhantaram a nossa noite, a todos os que estiveram presentes, bem como às psicólogas estagiárias da Escola, Drª Cecilia Loureiro e Drª Ludovina Azevedo, pelo apoio e orientação em todo o projecto, bem como à Linha de Investigação em Psicologia da Saúde e Saúde Ocupacional (HOHP), do Instituto Superior da Maia, responsáveis por um conjunto de instrumentos de avaliação psicológica que integraram os nossos questonários, pelo tratamento estatistico dos dados, bem como pela interpretação dos resultados obtidos.
Com a elaboração deste trabalho tivemoss a oportunidade de compreender de um modo mais consistente, como nos dias de hoje, todos nós nos encontramos expostos a factores de stress, que perturbam o nosso bem--estar e a nossa qualidade de vida e como é importante a adopção de estilos de vida saudaveis para conseguirmos fazer face a esses factores, particularmente a prática de uma actividade desportiva. Julgamos ter dado um pequeno contributo para o conhecimento de uma realidade identificando problemas e permitindo que quem tem responsabilidade na organização e gestão tanto da comunidade escolar como da desportiva, a partir dos resultados que encontramos possa adoptar meios para os resolver. Por isso, estamos conscientes que cumprimos a nossa missão enquanto alunos do 12º Ano de Área Projecto, e estamos cientes que com todo este trabalho crescemos enquanto pessoas, e estamos de parabéns.

29/05/2010

O grupo:
StressEscola

Sem comentários:

Enviar um comentário