sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Burnout

Quando o trabalhador envolvido nestas atividades não consegue manter seu equilíbrio pessoal, poderá apresentar um tipo de doença chamada de Síndrome do Desgaste Profissional ou Burnout (Maslach e Leiter, 1999).


O Burnout é um estado de stress cronificado. Todos padecemos de stress, e um mundo de "stressores" está sempre presente no quotidiano das nossas vidas. Mas, quando não sabemos lidar com o stress, podemos sucumbir. Uns lidam com a situação de stress, fugindo da mesma, outros tentam ignorá-la ou negá-la, e outros procuram fazer-lhe frente, encontrando alternativas saudáveis para lidar com a situação. Para se chegar a constituir num síndrome, o nosso organismo alerta-nos antes e tenta encontrar formas de combate ou compensação, até verificar, em certos casos, que a luta é inglória e cronifica-se o stress como um traço ou um síndrome, que poderá desembocar em doenças físicas, psicossomáticas, psíquicas (depressão), ou sociais (psicopatias).

O Sindrome de Burnout é constituído, segundo Maslach e Leiter (1999), por três dimensões:


- Exaustão Emocional: Falta de energia, sentimento de esgotamento afetivo.

- Despersonalização: Estabelecimento de relações interpessoais de forma fria, realização pessoal: Auto-avaliação negativa, falta de motivação para o trabalho.



Sem comentários:

Enviar um comentário