sábado, 31 de outubro de 2009

Conflitos na Sua Vida:

    Questione-se sobre se há alguma coisa que gostaria de resolver. Por exemplo:

-Tem discórdias constantes sobre alguém ou alguma coisa?
-Alguma situação está a deixá-lo com a sensação de que não é suficientemente bom, ou de que a culpa é toda sua?
-Está a assumir, ou pedem-lhe que assuma, um novo papel estranho para si? Ou será que tem, ou pedem-lhe que tenha, demasiada responsabilidade?
-Tem medos escondidos ou fustrações ocultas na sua vida?

    Muitas vezes, o stress é resultado da acumulação de factores deste tipo, inter-relacionados ou não. Se elaborar calmamente uma lista das situações de stress na sua vida, poderá ficar supreendido-e aliviado-ao descobrir que algumas dessas situações podem ser superadas.

Os Sinais de Aviso do Stress:

    Os sinais de aviso de que o stress pode estar a afectara sua saúde variam consideravelmente de pessoa para pessoa. A maior parte de nós, porém, tem a sua própria reacção habitual ao stress,  isto é, a sua "impressão digital".
     As manifestações poderão ser dores de cabeça, numa pessoa, ou um eczema ou diarreia, noutra. Geralmente, os primeiros sinais de stress são alterações na nossa vida emocional ou no nosso comportamento e, por vezes, as diferenças podem tormar-se mais perceptíveis para os outros do que para nós próprios.

Reacções Emocionais:

    As mudanças mais importantes a ter em atenção são o aumento da tensão, a irritailidade e as alterações de humor. Pequenas arrelias podem parecer insuportáveis se surgirem numa situação de streess, podendo provocar-lhe um enorme ataque de fúria ou deixá-lo emocionalmente transtronado. Por exemplo, o facto de as crianças quererem jogar um jogo quando acabou de chegar do trabalho e só quer sentar-se e relaxar pode fazer com que lhe apeteça dás-las para adopção; ou pode sentir um desejo incontrolável de provocar graves danos no seu carro quando ele se recusa a pegar; e quando a torradeira se recusa a lançar a sua torrada, tem de se controlar para não atacá-la com a faca do pão.
    Podem também surgir alterações de apetite ou de peso: algumas pessoas perdem o interesse pela comida, enquanto outras têm um desejo constante de comer.

Reacções Emocionais ao Stress:
-Sentir-se sobe perssão;
-Sentir-se tenso e incapaz de relaxar;
-Sentir-se mentalmente desgastado;
-Andar contantemente assustado;
-Andar irritado e com queixas crescentes;
-Sentir-se em conflito;
-Sentir-se fustrado ou agressivo;
-Inquietude, maior incapacidade de concentração ou de completar tarefas rapidamente;
-Maior tendência para chorar;
-Tornar-se mais implicativo, tristonho ou desconfiado;
-Ser incapaz de tomar decisões;
-Ter impulsos de fugir e esconder-se;
-Medo da iminência de desmaio, colapso ou morte;
-Medo da vergonha social ou do fracasso;
-Incapacidade de sentir prazer ou alegria.

Reacções Físicas:

    As reacções físicas a emoções fortes serviam para nos salvarem, naquele tempo em que levávamos a vida simples e perigosa das cavernas. Para o homem da Idade da Pedra, estas reacções físicas significavam lutar ou fugir e preparavam-no para agir; milhares de anos mais tarde, ainda o fazem - o que é muito útil se andar um mamute à solta, mas não ajuda muito quando acabámos de perder o último comboio ou deixámos cair a chave do carro pela sarjeta abaixo! O que acontece no nosso corpo é que a pulsação e a pressão sanguínea aumentam, a respiração torna-se mais acelerada e os nossos ouvidos, olhos e nariz ficam mais alerta. Estas alterações são o resultado da acção das hormonad ligadas ao stress, que são libertadas na circulação sanguínea, em resposta ao acontecimento.
    Quando a reacção ao stress permanece por muito tempo, ou ocorre com frequência e no momento errado, pode conduzir a vasto leque de sensações desagradáveis. A quantidade e a natureza das sensações físicas diferem em larga escala de pessoa para pessoa. As técnicas mais eficazes para lidar com reacções físicas ao stress são a respiração profunda controlada e o relaxamento. É importante sentir-se regularmente relaxado ao longo do dia, e não só quando está a "relaxar".
   
Reacções Físicas ao Stress:
-Tensão muscular;
-Batimentos cardíacos acelerados e irregulares;
-Respiração acelerada e supreficial;
-Suores;
-Pupilas dilatadas;
-Alerta extremo;
-Alterações de apetite;
-Fraqueza muscular ou tremuras;
-Sensações de enjoo;
-Problemas de sono;
-Insegurança e agitação;
-Dores de cabeça;
-Fraqueza no menbros;
-Indigestão;
-Vontade frequente de urinar;
-Desconforto no peito;
-Dores ou contracções musculares invulgares;
-Prisão de ventre ou diarreia;
-Cansaço ou fraqueza;
-Agravamento de sensações de desconforto ou dor antiga;
-Desassossego ou inquietude constantes;
-Dores de costas;
-Formigueiro nas mãos e nos pés;
-Boca ou graganta secas;
-Sensações de "vazio no estômago".

Reacções Comportamentais:

    O comportamento das pessoas sob stress pode mudar muito. Muitas vezes, detestam estar sozinhas e esforçam-se por procurar o apoio da familia e dos amigos. Algumas podem tornar-se reservadas e indiferentes; parecem ter perdido o interesse nos outros e até começam a recusar convites porque tudo lhes parece muito trabalhoso. As pessoas sob stress precisam de ser constantemente incenivadas e apoiadas, já que podem tornar-se indecisas: uma ida ao supermercado para comprar um pacote da chá parece precisar de tanta ponderação como a subida do Everest. Mudam muito de opinião e podem falar de alguém com carinho num momento e achar essa pessoa completamente inútil no momento seguinte. Pode haver uma alteração dos hábitos sexuais (perda de interesse, aumento de sexo casual ou mudança da preferência sexual), e a pessoa que previamente tinha maneiras moderadas pode tornar-se verbal ou fisicamente agressiva.
    Pergunte aos seus amigos se notaram alguma alteração no seu comportamento, mas não fique zangado com eles por lhe dizerem a verdade - lembre-se de que negar o óbvio pode ser um sinal de stress!

Sem comentários:

Enviar um comentário