sábado, 3 de outubro de 2009

Saúde, Stress e Bem-estar - algumas definições

- Quanto à definição do conceito de saúde, a Organização Mundial de Saúde (OMS), oferece-nos aquela que é a mais difundida e esclarecedora, onde nos informa que: "Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença."



- Selye concebeu o stress como a reacção normal do organismo aos estímulos que o agridem.
O stress não é sempre negativo; é essencial para o nosso organismo manter as defesas sempre em alerta. Ao stress “bom” denominamos “eustress”, enquanto que ao stress "mau" denominamos "distress", que é aquele que aparece quando o organismo não sabe adaptar-se a uma nova situação.

Podemos assim concluir que o stress representa um indicador directo do grau de saúde de cada organização social, da sua estrutura, relações e processos produtivos, podendo nós perceber que a vida de todos os dias, estar vivo, é indissociável de stress.

Indiscutivelmente, quando falamos em stress, somos quase que obrigados a enverdar pelo conceito de "burnout", que muitas vezes é tido como muito semelhante ao do próprio stress, ideia que está completamente errada. Assim, burnout é:

-Frustração do sujeito pelo não alcance dos objectios pelos quais se empenhou;
-Sentimento do sujeito em como dá muito mais do que aquilo que recebe;
-Sujeito precepciona incapacidade para fazer face às exigencias, mas empenha-se ainda mais, o que pode provocar exaustão emocional, despersonalização e falta de realização pessoal;
-O burnout é sempre negativo o que, como já vimos, não acontece com o stress.


-O conceito de bem-estar "pretende traduzir a motivação e a realização do profissional, em virtude do conjunto de competências (resiliência) e de estratégias (coping) que este desenvolve para conseguir fazer face ás exigências e dificuldades profissionais, superando-as e optimizando o seu próprio funcionamento."


1 comentário:

  1. Parabéns pelo blog, pois está muito completo e bem elaborado.

    prof. Eduardo

    ResponderEliminar